Orientações para submissão de trabalho (CO)

Os trabalhos, de no máximo 12 e no mínimo de 8 páginas, inclusas as referências, devem ser digitados com utilização de editores Word for Windows 6.0 ou 7.0, fonte arial, corpo 11, espaço um e meio entre as linhas do texto, corpo 9 e espaço simples para citações longas. Devem obedecer ao seguinte formato:

a) para garantir o anonimato no processo de avaliação, o trabalho deve ser enviado em versão em word (sem identificação de autoria - baixe aqui) e em versão em PDF (exemplo baixe aqui), com nome(s) do(s) autor(es), com respectiva profissão, vínculo institucional e título acadêmico e e-mail, no formato de papel timbrado padrão disponível em link para download na página;

b) a primeira página do trabalho deverá incluir de forma centralizada, o título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito; o resumo de até 100 palavras em português, a 5 centímetros da margem esquerda, sem parágrafos e, logo abaixo, sua versão para o inglês (Abstract), com as respectivas palavras-chave (Keywords);

c) o texto do trabalho deve começar com a introdução, seguida das demais seções que constituem o desenvolvimento do trabalho, e da conclusão, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo) ajustado à margem esquerda.

d) os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal (maiúsculas) e em negrito; os títulos das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em redondo (minúsculas) exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em redondo (minúsculas) e sem negrito;

e) um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção.

f) as tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos.

g) cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1 – Título da tabela. Tabela 2 – Título da tabela.

h) com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas, deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, algarismo arábico correspondente, seguidos do título da ilustração. As fotografias deverão ser em preto e branco.

i) as citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do tamanho e corpo da fonte, espacejamento, indicação da fonte consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão obedecer às normas da ABNT em vigor.